domingo, 8 de julho de 2012

Pode Nevar essa Semana no Sul do Brasil

O intenso frio do final de semana é um prenúncio de que essa semana que começa trará chances de geada, temperatura baixa, chuva e neve. Ainda é cedo para previsões taxativas, mas os centros de meteorologia trabalham com a possibilidade de neve entre a noite de terça e a madrugada de quarta-feira, na serra gaúcha.
Conforme Tatiane Martins, meteorologista da Somar, as condições para neve estão associadas ao frio e à umidade em forma de chuva — dois componentes que estarão presentes no Estado nesta virada de terça para quarta-feira. Entretanto, segundo analisou a meteorologista, apesar de baixa, a temperatura pode não chegar à proximidade de zero, onde há o ponto de congelamento, e nem a chuva ser tão forte para gerar neve.

Como a nebulosidade é muito forte no Rio Grande do Sul pode ser que a temperatura não caia tanto e a chuva fique muito fraca para se combinar com o frio e se transformar em neve. Mas essa chance ainda não está descartada — disse Tatiane. No final de semana, o potencial era de neve para toda a serra gaúcha e catarinense. Foi no Estado vizinho a confirmação, no fim da tarde de sábado. A neve foi registrada no alto do Morro da Igreja, em Bom Jardim da Serra, planalto serrano de Santa Catarina. Por enquanto, é possível afirmar que cidades do Planalto e da Serra terão a presença de geada no amanhecer de segunda-feira.

Como o vento volta a soprar do quadrante norte, a tendência é de que haja uma pequena elevação da temperatura e, já durante a noite, a área de instabilidade que se forma entre o Paraguai e a Argentina ingresse no Estado pelo Oeste. Na manhã de terça-feira, essa instabilidade ganha força e a previsão é de chuva generalizada, principalmente, na Metade Norte, incluindo a Região Metropolitana e a Capital. A chance de chuva se afasta para quinta-feira, quando deve haver o domínio do sol, com chance de geada ao amanhecer.
No domingo, o Rio Grande do Sul teve um dos dias mais frios do ano, quando a temperatura mínima registrada foi de 2,7°C em Quaraí, na fronteira com o Uruguai, e teve registro de geada forte em cidades como Santana do Livramento, Bagé, Pelotas, Santa Maria e Passo Fundo.

Fonte:Zero Hora