segunda-feira, 9 de julho de 2012

Temperaturas seguem baixas em toda Santa Catarina



Se o fim de semana foi de muito frio em Santa Catarina até com registro de neve no Morro da Igreja, ponto mais alto do Estado, a previsão para a semana não é diferente. Até sexta-feira as temperaturas seguem baixas em todas as regiões catarinenses. Na Serra, pode gear ao amanhecer de terça e quinta-feira.

De acordo com previsão meteorológica do Epagri/Ciram, nesta segunda-feira os termômetros podem marcar mínimas de 0ºC na Serra e 8ºC nas demais regiões incluindo a Capital. O ar frio, além manter as temperaturas baixas também deixa o início da semana com sol e tempo firme.

Na terça-feira uma nova frente fria passa pelo Sul do Brasil e provoca chuva com trovoadas no decorrer do dia do Oeste ao Litoral Sul catarinense, e entre a tarde e noite chega ao restante do Estado. As temperaturas aumentam um pouco. Na Grande Florianópolis as máximas atingem 19ºC e a mínima se mantém em 11ºC. Já na Serra, não sobe tanto. A mínima se mantém em 7ºC não passando dos 14Cº no restante do dia.

Na quarta a instabilidade ainda provoca chuva pela manhã do Meio Oeste ao Litoral e uma massa de ar frio e seco que avança pela Argentina diminui a nebulosidade no Oeste. A temperatura volta a cair e na quinta-feira há uma nova chance de geada e temperaturas mínimas de 0ºC na Serra.

A tendência, de acordo com Epagri/Ciram, é que até a última semana de julho as entradas de massas de ar seco e frio possam manter os dias com presença de sol e temperaturas baixas. Até lá, não há previsão de chuva significativa no Estado.

Neve de cinco minutos

Segundo os militares da Aeronáutica que trabalham no alto do Morro da Igreja, a 1.822 metros de altura, na Serra Catarinense, nevou no fim da tarde de sábado por pelo menos cinco minutos na região. Ninguém conseguiu registrar o fenômeno, que segundo o meteorologista Leandro Puchalski, precisa de uma combinação de umidade elevada e temperatura negativa para que os flocos de neve cheguem, caso contrário, chegam derretidos em forma de garoa.

Fonte:DC

Nenhum comentário:

Postar um comentário