sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Há 15 anos Blumenau não registrava um dia tão quente


Depois dos 40°C, a tempestade
Há 15 anos Blumenau não registrava um dia tão quente. Temporal causou destruição e falta de energia elétrica Há 15 anos, a região de Blumenau não registrava um dia tão quente. Os termômetros marcaram 40,5 °C ontem. A última vez que esta temperatura ocorreu foi em 11 de dezembro de 1994. O calor provocou chuva forte com vento no final da tarde e ocasionou queda de energia em municípios do Vale.
Não teve ar-condicionado, ventilador nem água gelada que aliviasse o excesso de calor. O meteorologista Dirceu Severo, do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) da Furb, explicou que há um sistema de bloqueio estacionado sobre a região. Uma massa de ar quente, vinda do Centro do país, está parada e deve permanecer até o fim de semana. No entanto, os 40 °C de ontem não devem se repetir nos próximos dias.
– Daqui para frente os dias devem ser quentes, como os dias típicos de verão. Porém, a temperatura deve cair sempre que uma frente fria passar pela região – disse Severo.
E assim como o calor típico da estação quente, as pancadas de chuva devem se repetir também. No final da tarde de ontem, choveu e ventou forte em todo o Vale do Itajaí, causando falta de energia elétrica em nove cidades. Fonte:JSC

Nenhum comentário:

Postar um comentário