quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Itajaí pode amanhecer 80% alagada nesta sexta-feira

A Defesa Civil de Itajaí informou que a situação é de emergência na cidade. A previsão é que, com o escoamento dos rios Itajaí-Açu e Itajaí-Mirim, 80% do município possa ser encoberto pela água até o início da tarde desta sexta-feira – o mesmo que ocorreu durante a enchente de 2008.

Naquela vez, o Rio Itajaí-Açu chegou ao máximo de 11,52 metros em Blumenau. Para esta madrugada, a previsão era de 14 metros. Situação parecida ocorre em Brusque, onde ontem à noite o Rio Itajaí-Mirim já chegava a 8,2 metros – pouco menos do que em 2008, quando marcou 8,75.

A orientação é que os moradores que tiveram suas casas atingidas naquela enchente deixem suas moradias. Três abrigos foram ativados, no Ginário Gabriel Collares, na Vila Operária, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, no Bairro Fazenda, e na paróquia São Cristóvão, no Bairro Cordeiros. Já há pessoas nos locais e a Defesa Civil pede ajuda de voluntários para auxiliar no atendimento.

A Codetran também autorizou caminhões carregados de contêineres a transitarem pelas ruas da cidade para o recolhimento dos pertences de pessoas que estão em áreas de risco. Empresas da cidade cederam 50 contêineres e caminhões para auxiliarem nesse transporte.

Quando sair de casa:

- Casas invadidas por até dois metros de água na enchente de 2008: saída imediata

- Casas em que a água chegou a menos de dois metros em 2008: saída durante a manhã e tarde de hoje

Fonte: Defesa Civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário