segunda-feira, 26 de abril de 2010

Rio Itajaí transborda após chuva e ameaça cidades de SC

As águas da barragem do rio Itajaí do Oeste transbordaram na tarde desta segunda-feira na cidade de Taió e ameaçam diversos municípios de Santa Catarina que vêm sendo castigados por chuvas nos últimos dias.
De acordo com o gerente de obras hidráulicas do Departamento de Infra-estruturas do Estado (Deinfra), Guilherme Bresciani, as águas estariam passando cerca de 6 cm acima da barragem. A situação é preocupante, segundo ele, pelo fato de a chuva continuar atingindo a região. "Não podemos fazer mais nada. Agora é Deus quem sabe o que vai acontecer", disse.
Três barragens contêm a água da chuva excendente na região: Taió, Ituporanga e José Bouiteux. Apenas a primeira apresenta problemas de transbordamento.
O excesso faz com o nível do rio Itajaí-Açu possa voltar a subir consideravelmente nas próximas horas, afetando cidades como Blumenau e Itajaí, no litoral norte. "Em 12 horas esse excedente de água chega a Rio do Sul e em cerca de 22 horas, em Blumenau", afirmou.
Segundo o meteorologista Marcelo Martins, do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram), outro agravante ocorre no litoral norte. A cidade de Itajaí enfrenta uma maré que eleva o nível do mar em 1 m.
"É fator complicador. Um valor alto que pode dificultar o escoamento de água", disse. "Nas próximas horas é preciso ter atenção total a toda região", afirmou.
A boa notícia, de acordo com Martins, é que a chuva deve parar ainda no final da tarde desta segunda-feira. "A frente fria está se deslocando numa velocidade mais intensa do que prevíamos e isso é positivo", afirmou.
Fonte:terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário